Open Journal Systems

Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Andréa Karla Ferreira Nunes, Valdick Barbosa De Sales Júnior

Resumo


O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formação
docente, tendo em vista as especificidades das competências digitais
necessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e que
atenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: como
a formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olhar
sobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigação
empírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,
que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando a
estratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. A
disciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos de
licenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Como
instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativa
e um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontação
teórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aos
participantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando ao
espaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.


Texto completo:

PDF PDF (English)