Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação

Autores

Resumo

O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formação
docente, tendo em vista as especificidades das competências digitais
necessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e que
atenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: como
a formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olhar
sobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigação
empírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,
que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando a
estratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. A
disciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos de
licenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Como
instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativa
e um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontação
teórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aos
participantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando ao
espaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Silvio Cavalcante Pimentel, F., Karla Ferreira Nunes, A., & Barbosa De Sales Júnior, V. (2020). Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125

Edição

Seção

Dossiê - Cultura Digital e Educação