Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
Resumen
O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formação
docente, tendo em vista as especificidades das competências digitais
necessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e que
atenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: como
a formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olhar
sobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigação
empírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,
que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando a
estratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. A
disciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos de
licenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Como
instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativa
e um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontação
teórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aos
participantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando ao
espaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

