Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora
Abstract
Inovações decorrentes da cultura digital têm exigido dos educadores
abertura e flexibilidade para conviverem com fluxos de informações, os
mais diversificados, novos letramentos, múltiplas linguagens, diversidade
cultural e a incerteza do conhecimento, que se amplia na imbricação do
saber cotidiano com o conhecimento científico. Nesse cenário, que educação
desejamos construir? Como podemos formar sujeitos atores e autores, na
cibercultura, com vistas a uma educação/formação humana emancipatória?
Como o processo de “aprendizagemensino” pode contribuir para responder aos desafios contemporâneos? Neste ensaio, as autoras buscam refletir sobre o uso de metodologias ativas na Educação Superior. Ao trazerem, ao debate, o modo de viver o currículo e a prática educativa na atualidade, (re) pensam e propõem ações pedagógicas, na perspectiva de uma didática implicada, intercomunicativa e multidimensional, que enfatize a mediação partilhada e leve em conta as dimensões integrativas, formativas e tecnológicas do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, concluem que novas coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas podem enriquecer processos de “aprendizagemensino”, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, sujeitos da construção de um mundo menos dogmático e mais solidário.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

