Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora
Resumo
Inovações decorrentes da cultura digital têm exigido dos educadores
abertura e flexibilidade para conviverem com fluxos de informações, os
mais diversificados, novos letramentos, múltiplas linguagens, diversidade
cultural e a incerteza do conhecimento, que se amplia na imbricação do
saber cotidiano com o conhecimento científico. Nesse cenário, que educação
desejamos construir? Como podemos formar sujeitos atores e autores, na
cibercultura, com vistas a uma educação/formação humana emancipatória?
Como o processo de “aprendizagemensino” pode contribuir para responder aos desafios contemporâneos? Neste ensaio, as autoras buscam refletir sobre o uso de metodologias ativas na Educação Superior. Ao trazerem, ao debate, o modo de viver o currículo e a prática educativa na atualidade, (re) pensam e propõem ações pedagógicas, na perspectiva de uma didática implicada, intercomunicativa e multidimensional, que enfatize a mediação partilhada e leve em conta as dimensões integrativas, formativas e tecnológicas do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, concluem que novas coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas podem enriquecer processos de “aprendizagemensino”, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, sujeitos da construção de um mundo menos dogmático e mais solidário.