Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica

Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Thelma Panerai Alves

Resumo


A cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentes
contextos, promovendo transformações na relação da sociedade com as
tecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizado
por professores da rede pública da Educação Básica, na construção das
narrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais.
A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dos
Estudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017),
Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foram
coletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente,
e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dados
coletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública da
Educação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com foco
educacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professores
entrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidas
pelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraram
que nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas,
mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outras


Texto completo:

PDF PDF (English)


 

Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021