A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Carina Tonieto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: Ibirubá, RS, BR

Palavras-chave:

Educação Superior. Avaliação. Qualidade. Mercantilização.

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que buscou construir uma resposta satisfatória para o seguinte problema: quais são as evidências que apontam para a supremacia da visão mercantilista neoliberal na elaboração dos indicadores de qualidade da Educação Superior? O texto está dividido em três partes: na primeira, aponta-se o discurso da centralidade da avaliação na Educação Superior; na segunda parte, aborda-se a mercantilização da Educação Superior e o discurso em favor do mercado como critério de avaliação; na terceira e última parte, discute-se as implicações formativas provenientes do modelo educacional do mercado. Conclui-se que a lógica mercantil neoliberal e o caráter mercadológico da educação se ocultam por trás de indicadores de qualidade e de chavões de excelência, impactando na elaboração e condução das políticas de avaliação da Educação Superior.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

PhD (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil.  Pesquisador e Coordenador do GEPES/UPF.

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestre em Educação (Bolsista Capes), na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF).  Pesquisador e vice-coordenador do GEPES/UPF.

Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: Ibirubá, RS, BR

Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Pesquisadora e vice-coordenadora do GEPES/UPF.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Fávero, A. A., Consaltér, E., & Tonieto, C. (2020). A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74384

Edição

Seção

Demanda Contínua