Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA

Autores

Palavras-chave:

Política educacional, Financiamento educacional, Mídia jornalística, Análise crítica de discurso.

Resumo

O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento.

Biografia do Autor

Mariana Peleje Viana, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mariana Peleje Viana é doutoranda (2016-2020) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), na linha de políticas educacionais, integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, tendo atuado também como Representante Discente do PPGE-UFPR (2017-2019). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), na Universidade Estadual do Texas (EUA), com foco em financiamento da educação e políticas educacionais. Graduada em Pedagogia (2010) pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Educação pela USP (2015), na linha Estado, Sociedade e Educação. Foi professora de educação infantil e ensino fundamental na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo (2010 a 2012) e integrante do Centro de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (CEPPPE) da Faculdade de Educação da USP (2007 a 2015).

Rolf Straubhaar, Texas State University

Prof. Dr. Rolf Straubhaar é docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Texas, departamento de Counseling, Leadership, Adult Education & School Psychology, formado em antropologia, se dedica ao estudo das políticas educacionais, com tese sobre as tendências da reforma da educação no Rio de Janeiro (financiado pelo Prêmio de Dissertação de Doutorado Fulbright-Hays), com pesquisa sobre o programa Teach For America em Los Angeles (financiado pela Fundação Haynes) e projetos financiados pela Fundação Gates e pelo Programa Federal de Assistência à Escolas Magnets, enquanto integrava o National Center for Research on Evaluation, Standards, and Student Testing (CRESST), da Universidade da Califórnia (UCLA). Foi docente do Centro de Realização e Sucesso Latino em Educação da Universidade da Geórgia por três anos, professor e gestor em escola de ensino fundamental em Nova York e Novo México. Antes de lecionar nos Estados Unidos, atuou em programas de educação de adultos no Brasil e Moçambique.

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Peleje Viana, M., & Straubhaar, R. (2020). Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951

Edição

Seção

Demanda Contínua