O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais

Autores

  • Maíra de Araujo Mamede Université Paris-Est Créteil

Resumo

Neste artigo, propomos, a partir de um estudo bibliográfico, uma discussão sobre as características do corpo docente na França, com foco nas políticas de formação e de entrada no ofício docente. Trataremos das especificidades do contexto francês, especialmente em relação a constituição do sistema de ensino, intimamente ligada à democratização, tanto no sentido pedagógico quanto político, para examinar melhor a maneira como elas intervêm na composição do corpo docente, na formação e no recrutamento atual. Efetivamente, as diferentes configurações da formação docente refletem as diferentes configurações do próprio sistema educativo. Essas políticas fazem com que, num jogo de transformações e continuidades, a formação atual se explique parcialmente através dos agenciamentos institucionais precedentes. Percebe-se que, apesar da unificação do sistema, por detrás da denominação Educação Nacional, o corpo docente seja pouco unificado de um ponto de vista sociológico, com variações ligadas tanto ao nível de ensino quanto ao contexto de exercício.

Biografia do Autor

Maíra de Araujo Mamede, Université Paris-Est Créteil

professora de sociologia da educação - UPEC

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Mamede, M. de A. (2020). O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69771

Edição

Seção

Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais