O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais

Autores/as

  • Maíra de Araujo Mamede Université Paris-Est Créteil

Resumen

Neste artigo, propomos, a partir de um estudo bibliográfico, uma discussão sobre as características do corpo docente na França, com foco nas políticas de formação e de entrada no ofício docente. Trataremos das especificidades do contexto francês, especialmente em relação a constituição do sistema de ensino, intimamente ligada à democratização, tanto no sentido pedagógico quanto político, para examinar melhor a maneira como elas intervêm na composição do corpo docente, na formação e no recrutamento atual. Efetivamente, as diferentes configurações da formação docente refletem as diferentes configurações do próprio sistema educativo. Essas políticas fazem com que, num jogo de transformações e continuidades, a formação atual se explique parcialmente através dos agenciamentos institucionais precedentes. Percebe-se que, apesar da unificação do sistema, por detrás da denominação Educação Nacional, o corpo docente seja pouco unificado de um ponto de vista sociológico, com variações ligadas tanto ao nível de ensino quanto ao contexto de exercício.

Biografía del autor/a

Maíra de Araujo Mamede, Université Paris-Est Créteil

professora de sociologia da educação - UPEC

Publicado

2020-02-27

Cómo citar

Mamede, M. de A. (2020). O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais. Educar Em Revista, 36. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69771

Número

Sección

Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais