Pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica

Autores

  • Aaron Sena Cerqueira Reis Universidade Tiradentes (UNIT-SE)

Palavras-chave:

Educação Histórica, Pensamento Histórico, Estudantes

Resumo

Neste artigo, objetiva-se compreender o pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil. A partir das contribuições teórico-metodológicas da Educação Histórica, analisamos os conceitos substantivos e de segunda ordem mobilizados para responder a seguinte questão: Considerando as notícias que você obteve por meio de telejornais, revistas, internet ou outros meios de comunicação, como você explicaria a atual situação do Brasil? As respostas dos 111 participantes foram analisadas segundo os pressupostos da Grounded Theory. Com este método, identificamos diferentes conceitos que foram categorizados em um dendograma composto por três classes. Este processo foi auxiliado pelo IRAMUTEQ, software que viabiliza diferentes tipos de análise textual com base na frequência das palavras. Os resultados implicaram na compreensão de agentes, entidades, dentre outros fatores relacionados à ideia de “crise” (classe 3). Além disso, os estudantes lançaram mão de explicações, baseadas em “causas” (classe 1) e “consequências” (classe 2) para o referido conceito substantivo.

Biografia do Autor

Aaron Sena Cerqueira Reis, Universidade Tiradentes (UNIT-SE)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em História e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor na Universidade Tiradentes (UNIT-SE).

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Reis, A. S. C. (2020). Pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67936

Edição

Seção

Demanda Contínua