Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em Portugal

Autores

  • Luana Priscila Wunsch UNINTER
  • João Batista Bottentuit Junior UFMA
  • Marcia Maria Fernandes de Oliveira

Palavras-chave:

Mestrado em Ensino. Políticas Portuguesas de Formação Docente. Declaração de Bolonha. Formação Inicial Docente.

Resumo

Por meio de revisões sistemática de literatura e documental, o presente artigo, de cunho qualitativo, revisita as bases da política pública que estrutura os programas de Mestrado em Ensino em Portugal, nível formativo do docente da Educação Básica daquele país. Apesar de a temática não ser tão nova em âmbito de pesquisa científica, percebeu-se a relevância de observar categoricamente como a Declaração de Bolonha e sua arquitetura de formação profissional inicial atingiram a legislação educacional aplicada nesta realidade e como podem dar indicadores para se pensar a formação em mestrados profissionais no Brasil. Com um olhar para além da questão legislativa, a pesquisa foi desenhada com uma perspectiva pedagógica, verificando-se quais poderiam ser e quais já são os protagonistas dos processos nas mudanças efetivas ocorridas nas instituições formativas. Nesta trajetória foi possível perceber um objetivo comum sobre a relevância neste campo: o apoio na conscientização de um currículo inovador e promotor de qualidade da formação inicial, em que, para alcançar tal premissa, duas bases conceituais são norteadoras: conhecimento científico e práticas em contexto.

Biografia do Autor

Luana Priscila Wunsch, UNINTER

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Sctrito Sensu - Mestrado e Doutorado - UNINTER - Brasil

Marcia Maria Fernandes de Oliveira

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Sctrito Sensu - Mestrado e Doutorado - UNINTER - Brasil

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Wunsch, L. P., Bottentuit Junior, J. B., & Fernandes de Oliveira, M. M. (2020). Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em Portugal. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75314

Edição

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