O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori

Autores

Palavras-chave:

Fundamentos da educação, Matemática, Ensino.

Resumo

Neste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.

Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408).

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP/UFRN). Membro da Coordenadoria de Formação para Docência da UFRN, Natal, RN, Brasil. E-mail: lilianegutierre@gmail.com.

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Medeiros Neta, O. M., & Gutierre, L. dos S. (2020). O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213

Edição

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