Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local

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Abstract

O texto analisa a política educacional brasileira a partir das últimas décadas do Século XX e início do Século XXI. Examina como a gestão e o planejamento educacional foram configurados nos diferentes governos que se sucederam ao longo do período de 1964 a 1985, que corresponde ao regime militar, orientado pela ideologia do crescimento econômico e da segurança nacional. Considera a fase democrática que o sucedeu como um período de mudanças em direção à inserção do País no processo de globalização econômica, quando se imprimiu um perfil gerencial à gestão e ao planejamento escolar, notadamente no contexto da Reforma do Estado de 1995. O texto analisa, ainda, o período 2003-2015, quando uma nova gestão governamental instituiu, em 2007, o Plano de Ações Articuladas (PAR). O objetivo principal do plano é estabelecer uma cultura de planejamento nas secretarias municipais de educação e nas escolas de ensino fundamental, como instrumento para consolidar a autonomia local.

Published

2020-02-27

How to Cite

Fonseca, M., Bartolozzi Ferreira, E., & Alves da Silva Scaff, E. (2020). Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educar Em Revista, 36. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69766

Issue

Section

Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais