Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina

Autores

Palavras-chave:

Infância, Crianças, Educação Infantil, Relações de gênero, Estrutura e agência

Resumo

Neste artigo, analisam-se as formas como as crianças vivenciam as relações de gênero em uma instituição de Educação Infantil, de modo a evidenciar as articulações entre as dimensões estruturais e as agências de meninos e de meninas. O objeto da pesquisa são as relações entre a regulação institucional e as ações de meninos e de meninas de 4 e 5 anos, nas escolhas e nos usos dos ambientes de uma instituição de Educação Infantil. Do ponto de vista teórico, o texto ancora-se nos estudos de gênero, da infância e da Educação Infantil. Já do ponto de vista metodológico, o estudo configura-se como uma etnografia desenvolvida ao longo de 2015 com 7 meninas e 11 meninos de 5 anos de idade e seus professores em uma instituição pública de Educação Infantil situada em Belo Horizonte, Minas Gerais, tendo como instrumentos de produção de dados: observação participante, entrevistas e desenhos articulados com a oralidade das crianças. Verificou-se que a regulação exercida pelos professores influencia a ação das crianças no processo de escolha e uso que fazem dos espaços da Educação Infantil, uma vez que os meninos se mostraram mais expansivos do que as meninas no que tange ao uso dos espaços da instituição.

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pesquisador do Programa de Pósgraduação Mestrado Profissional em Educação (PPGEd) e do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH) ambos da UFVJM.

Isabel de Oliveira e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da Faculdade de Educação da UFMG.

Publicado

2020-10-25

Como Citar

Santos, S. V. S. dos, & de Oliveira e Silva, I. (2020). Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69973

Edição

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