Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
Palavras-chave:
Altas Habilidades, Superdotação, Pais, Professores, Educação Especial.Resumo
O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio do relato dos mesmos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos, além de auxiliar na organização de cursos que preenchessem as lacunas no conhecimento. Para atender aos objetivos propostos, foram elaborados três roteiros de entrevistas específicos para os alunos, pais e professores. Foi possível observar que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação as possibilidades de estudo se reduzem as disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificam que seu filho é diferente, mas não têm conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema, especialmente como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Tais dados indicam que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.
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