Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia

Authors

Keywords:

Decolonialidade, Colonialidade do saber, Ensino de filosofia, Lei 10.639/03, Racismo.

Abstract

O artigo tem como objetivo apresentar o debate acerca da modernidade/ colonialidade e sua crítica ao racismo epistêmico. Na análise são discutidos desde a perspectiva teórica do pensamento decolonial, os efeitos, os rastros, as estruturas persistentes da colonialidade na formação docente brasileira, e de modo especial, nos currículos de filosofia. Trata-se, ademais, de problematizar o descompasso entre as tendências acadêmicas hegemônicas de perspectiva eurocentradas, que desconsideram as determinações geopolíticas na construção do conhecimento, e os saberes e experiências de populações africanas, afrodiaspóricas, indígenas e latino-americanas. O texto argumenta, por fim, que o projeto ancorado nos valores da modernidade/colonialidade europeia opera pela subalternização e silenciamento dos conhecimentos produzidos a partir de outras matrizes corpo-políticas, invalidando-as pela via do epistemicídio. Pensar o ensino de filosofia em bases decoloniais e antirracistas exige, portanto, que se questionem as premissas ‘norteadoras’ deste projeto étnico, sexual e racialmente excludente.

Author Biography

Diego dos Santos Reis, UFPB/Professor Adjunto de Filosofia da Educação

Professor Adjunto de Filosofia da Educação do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas/FFLCH/USP). Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Doutor (2019), Mestre (2015) e Licenciado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral no Institut d'Études Politiques de Paris/SciencesPo (com bolsa CAPES/PDSE). Bacharel em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Published

2020-12-20

How to Cite

Reis, D. dos S. (2020). Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia. Educar Em Revista, 36. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75102

Issue

Section

Dossiê - Educação, democracia e diferença