Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado

Autores

Palavras-chave:

Religião, Juventude, Bacharelado, Licenciatura

Resumo

O atual contexto de maior visibilidade das manifestações religiosas na esfera pública, e na educação em especial, impeliu-nos a estabelecer relações entre diferentes vínculos religiosos e os itinerários formativos no interior da universidade, com foco na comparação entre bacharelado e licenciatura. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados a uma amostra de 385 estudantes da Universidade Federal do Paraná. Analisamos a declaração de vínculo religioso, a frequência em grupo(s) religioso(s) no ano de 2018 e a filiação religiosa institucional dos discentes. Mais de um terço dos respondentes - 38% - afirmou possuir algum vínculo religioso, sendo predominantes os elos com as religiões de matriz cristã: a maioria declara pertencer à religião católica, seguidos das religiões evangélicas. Há, também, um expressivo número de estudantes sem filiação religiosa específica, os “sem religião”. Dentre os estudantes de bacharelado que se declaram religiosos, a maior parte é católica, seguida dos evangélicos, com proporção próxima entre evangélicos de missão e pentecostais. Nas licenciaturas, ao contrário, a maioria dos que se declaram religiosos é evangélica, sendo a maior parte vinculada a denominações pentecostais. A frequência religiosa sofre poucas modificações após o ingresso na universidade. Destacamos o fato de os discentes das licenciaturas participarem mais ativamente em suas comunidades de fé em comparação com seus colegas do bacharelado.

Biografia do Autor

Eva Scheliga, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Antropologia (USP, 2011), pós-doutora pelo Museu Nacional/UFRJ (2020). Professora Adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Scheliga, E., Knoblauch, A., & Bellotti, K. K. (2020). Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72695

Edição

Seção

Demanda Contínua