Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado

Autores/as

Palabras clave:

Religião, Juventude, Bacharelado, Licenciatura

Resumen

O atual contexto de maior visibilidade das manifestações religiosas na esfera pública, e na educação em especial, impeliu-nos a estabelecer relações entre diferentes vínculos religiosos e os itinerários formativos no interior da universidade, com foco na comparação entre bacharelado e licenciatura. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados a uma amostra de 385 estudantes da Universidade Federal do Paraná. Analisamos a declaração de vínculo religioso, a frequência em grupo(s) religioso(s) no ano de 2018 e a filiação religiosa institucional dos discentes. Mais de um terço dos respondentes - 38% - afirmou possuir algum vínculo religioso, sendo predominantes os elos com as religiões de matriz cristã: a maioria declara pertencer à religião católica, seguidos das religiões evangélicas. Há, também, um expressivo número de estudantes sem filiação religiosa específica, os “sem religião”. Dentre os estudantes de bacharelado que se declaram religiosos, a maior parte é católica, seguida dos evangélicos, com proporção próxima entre evangélicos de missão e pentecostais. Nas licenciaturas, ao contrário, a maioria dos que se declaram religiosos é evangélica, sendo a maior parte vinculada a denominações pentecostais. A frequência religiosa sofre poucas modificações após o ingresso na universidade. Destacamos o fato de os discentes das licenciaturas participarem mais ativamente em suas comunidades de fé em comparação com seus colegas do bacharelado.

Biografía del autor/a

Eva Scheliga, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Antropologia (USP, 2011), pós-doutora pelo Museu Nacional/UFRJ (2020). Professora Adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Scheliga, E., Knoblauch, A., & Bellotti, K. K. (2020). Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado. Educar Em Revista, 36. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72695

Número

Sección

Demanda Contínua