“Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar

Autores

Palavras-chave:

Narrativa de si, Memórias de leitura, Educação Literária, Saberes narrativos, Reflexividade autobiográfica.

Resumo

O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessanos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.

Biografia do Autor

André Magri Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Literários pelo Pós-Lit (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (2017). Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). É Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Itapipoca). Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA-UFMG), do Grupo de Pesquisas do Letramento Literário (GPELL/Ceale/UFMG) e do Laboratório de Humanidades, Artes e Tecnologias (IFCE - Campus Canindé). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea, Teoria da Literatura e Formação do Leitor, estudando principalmente os seguintes temas: espaço autobiográfico, literatura de cordel, crítica pós/decolonial, políticas da memória, experiência literária e ensino de literatura.

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Melo, A. M. R. de, & Oliveira, M. G. de. (2020). “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656

Edição

Seção

Demanda Contínua