Os sistemas educacionais no contexto da transição da Nova Gestão Pública para a Pós-Nova Gestão Pública: estudo comparado entre Brasil e Espanha

Autores

Palavras-chave:

Pós-Nova Gestão Pública, sistemas educativos, gestão educacional

Resumo

O objetivo do presente artigo é sistematizar a transição da Nova Gestão Pública (NGP) para a Pós-Nova Gestão Pública (PNGP), verificando em que medida estes modelos influenciaram na atualidade os sistemas educacionais do Brasil e da Espanha. A partir das reformas na administração pública e na gestão educacional ocorridas após a década de 1990, podemos observar a implementação de políticas públicas embasadas na NGP e na PNGP, fortalecendo o discurso do institucionalismo mundial e das ideologias globais que defendem um Estado supranacional e regulador de um sistema educacional padronizado. Neste contexto, o nosso objeto de estudo se concentra na educação pública no Brasil e na Espanha, analisando as interferências no campo da política e da gestão educacional. Metodologicamente, o trabalho se construiu a partir de uma perspectiva comparada dos sistemas educacionais do Brasil e da Espanha, seguindo o enfoque formal (PEGORARO, 2010) e a teoria da economia internacional (COHEN, 2008). Os dados analisados nos permitiram referenciar a influência da NGP e da PNGP nos sistemas educacionais dos países estudados, legitimando uma tendência de racionalidade educacional global.

Biografia do Autor

Juliano Mota Parente, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Pós-Doutor pela Universidade de Salamanca - Espanha, Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação de Políticas Educacionais - Unesp - SP - Brasil

Lourdes Belén Espejo Villar, Universidad de Salamanca (USAL)

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Salamanca, membro do Instituto Universitario de Ciencias da Educação (USAL), membro do Grupo de Investigação da USAL: processos, espaços e práticas educativas, professora Titular de Política Educativa e Política Social do Departamento de Teoria e Historia da Educação da Universidade de Salamanca (USAL), Salamanca - Espanha

Publicado

2020-10-25

Como Citar

Parente, J. M., & Espejo Villar, L. B. (2020). Os sistemas educacionais no contexto da transição da Nova Gestão Pública para a Pós-Nova Gestão Pública: estudo comparado entre Brasil e Espanha. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67115

Edição

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