Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil

Autores

Palavras-chave:

colaboração docente, qualidade da educação, fatores escolares, clima escolar.

Resumo

Este artigo teve como ponto de partida a indagação sobre em que medida o trabalho docente coletivo produz diferentes resultados educacionais. O objetivo deste estudo quantitativo foi verificar se a colaboração docente tem impacto sobre a proficiência dos alunos e investigar fatores escolares associados ao aumento da colaboração docente. Foram utilizados dados da Prova Brasil de 2017, referentes ao 5º ano das escolas municipais e estaduais de todo país. A partir das respostas dos questionários contextuais, foram criados indicadores utilizados em regressões lineares que estimaram a relação entre proficiência do aluno e a colaboração docente, e a relação desta última com a percepção dos professores sobre outros fatores escolares. Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde o professor trabalha e percepção de agressividade dos alunos estão associados a uma maior ou menor colaboração entre os professores.

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Oliveira, A. C. P., Paes de Carvalho, C., & Carrasqueira, K. (2020). Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70499

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