“Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil

Autores

  • Marina Castro e Souza Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / UERJ
  • Maria Fernanda Rezende Nunes Professora Titular-Livre da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brazil

Palavras-chave:

Expansão, escolaridade obrigatória, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar entrevistas realizadas no âmbito de uma pesquisa sobre a expansão da pré-escola no estado do Rio de Janeiro, compreendendo esse processo em quatro municípios da Região Metroplitana, identificando aspectos polêmicos, ambiguidades, desafios e avanços. A escolha pelo estudo da política de expansão da Educação Infantil deve-se à compreensão de que toda enunciação é de natureza social, ideologicamente marcada, e que é no cotidiano, em espaços de interação social, que os sujeitos constroem seus fazeres. Os discursos são produzidos por sujeitos situados, concretos, históricos. Os referenciais foram tecidos com vários autores, especialmente com a filosofia da linguagem de Bakhtin, com os estudos no campo da descentralização e da municipalização e da política da Educação Infantil (VILASBÔAS, PAIM, 2008, KRAMER, 2005, entre outros). O material revela a percepção dos gestores sobre as famílias, a ampliação da cobertura de creche e pré-escola, a formação e as demandas docentes. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas, destacam-se: a existência de um olhar preconceituoso sobre as famílias que tem colaborado para a construção de uma relação assimétrica; a obrigatoriedade da pré-escola tem induzido os municípios a criarem estratégias de expansão, porém muitas respostas são arranjos precários; a baixíssima capacidade operativa dos municípios na construção de novas pré-escolas a partir de convênios federais; a distância da democratização da creche mostra-se expressiva até para os contextos privilegiados.

Biografia do Autor

Marina Castro e Souza, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / UERJ

Professora do Departamento Ciências e Fundamentos da Educação, na área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2017) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui especialização em Docência e Educação Básica pela UFF (2009), graduação em Psicologia pela UFRJ (2006). Atualmente é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Maria Fernanda Rezende Nunes, Professora Titular-Livre da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brazil

Professora Titular-Livre em Educação Infantil do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. Coordena o grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP).

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Castro e Souza, M., & Nunes, M. F. R. (2020). “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182

Edição

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