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Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos

André Garcia Corrêa, Daniel Ribeiro Silva Mill

Resumo


O presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobre
a produção científica em Educação usando de dados bibliométricos e
cientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieu
para a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico e
filosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre
1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil com
notas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos no
campo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmação
acerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisa
na pós-modernidade e a importância em termos de capital científico das
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dados
mostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com um
núcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceu
com o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.


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