A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais, ficção, etnografia, aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta reflexões oriundas de um projeto de pesquisa e ensino junto a estudantes do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Busca-se discutir o papel da narrativa de ficção no ensino de Ciências Sociais como forma de operar um desvio com relação ao regime de conhecimento baseado no modelo da representação e na concepção de ensinar como transmissão de conteúdos. Parte-se da constatação de que este modelo se mostra insuficiente para dar conta da complexidade da atuação docente, especialmente frente a seus desafios contemporâneos. Para isso, é apresentada uma experiência pedagógica na qual os estudantes foram convidados a escrever narrativas de ficção e a terem contato com diferentes produções dentro das atividades curriculares da disciplina de Sociologia. Com essa prática, buscou-se produzir uma experiência de aprendizagem inventiva e em correspondência com as potencialidades de criação do território em que estes jovens vivem. A investigação tem orientação etnográfica, envolvendo escrita de diários de campo e análise da produção escrita dos estudantes.

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Schweig, G. R. (2020). A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61627

Edição

Seção

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