Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1

Autores

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujo
objetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitais
ao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergem
de práticas pedagógicas em processos de integração. As questões que
nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitais
podem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticas
pedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticas
pedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo
escolar? Que ações de formação de professores podem contribuir com
processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Para
o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integração
de tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores para
uso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações em
escolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Scherer, S., & da Silva Brito, G. (2020). Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252

Edição

Seção

Dossiê - Cultura Digital e Educação