Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares UFMG

Palavras-chave:

Memória bibliográfica, pressupostos, criança, infância e educação infantil

Resumo

O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, com
e sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textos
assumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo de
investigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe as
referências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisa
teórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadas
entre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e
“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontes
bibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhos
completos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-
Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após o
exame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citados
pelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidade
de aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memória
bibliográfica desse campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar – DAE – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório das Políticas para a Educação Básica e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – NEPEI/UFMG.

Publicado

2020-07-02

Como Citar

de Sousa Soares, A. (2020). Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831

Edição

Seção

Demanda Contínua