Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
Keywords:
Memória bibliográfica, pressupostos, criança, infância e educação infantilAbstract
O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, com
e sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textos
assumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo de
investigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe as
referências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisa
teórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadas
entre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e
“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontes
bibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhos
completos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-
Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após o
exame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citados
pelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidade
de aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memória
bibliográfica desse campo de pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

