45 anos de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná: situação e desafios

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Resumo

Este artigo, inspirado no texto proferido na comemoração de uma efeméride do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem como objetivo assinalar o sentido e o significado da Pós-Graduação no Brasil. A trajetória do Programa resume em si as dimensões do processo de desenvolvimento da Pós-Graduação em Educação. Concomitantemente ao seu crescimento quantitativo, para o qual a ação consciente do Estado Brasileiro foi fundamental por meio dos Planos Nacionais de Pós-Graduação, houve a irradiação da pesquisa sobre os problemas educacionais do ponto de vista da qualidade. Aos poucos, a Pós-Graduação foi se constituindo como um intelectual coletivo e autônomo da área. Como expressão disso, destaquem-se a presença do Programa nas reuniões anuais da área, as publicações e o empenho na formação de inúmeros mestres/mestras e doutores/doutoras. Ao mesmo tempo, o programa, junto com os outros programas de pós-graduação em Educação, participando da organização da educação nacional, não deixa de estar sujeito aos processos de avaliação conduzidos pela CAPES/MEC. O artigo assinala os riscos de retrocesso no conjunto da pós-graduação por políticas de governo que venham a ser desconstrutoras de avanços colhidos no financiamento e nos processos de participação dos pares na qualificação da área.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Jamil Cury, C. R. (2020). 45 anos de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná: situação e desafios. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77034

Edição

Seção

Documentos