Brasil
Simplifique!
Comunica BR
Participe
Acesso à informação
Legislação
Canais
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
VLibras
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores/Bases de Dados
Notícias
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 (2022)
v. 16 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1
Publicado:
2022-03-13
Artigos
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258
Ana Lucia Felix dos Santos, Alexandre Viana Araújo, Danila Vieira de Melo, Kysy Taysa Ferreira do Nascimento
PDF
A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559
Paôla Fortunato Cardoso, Lúcia de Fátima Melo
PDF
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313
Bianca Gomes de Souza, Sandra Regina de Oliveira Garcia
PDF
O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639
Mayara Cristina da Silva Faustino, Silvina Julia Fernández
PDF
CICLOS DE APRENDIZAGEM NO DISTRITO FEDERAL: O FLUXO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2014 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83723
Cristina de Jesus Teixeira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Edileuza Fernandes Silva, Geraldo Eustáquio Moreira
PDF
GOVERNMENT ACCOUNTABILITY IN THE FINANCING OF K-12 EDUCATION IN ARGENTINA, BRAZIL, AND URUGUAY
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84166
Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena, Rosa Maria Pinheiro Mosna
PDF-EN (English)
PDF-PT
INDICADORES NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O QUE A LITERATURA ‘DIZ’?
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83591
Helder de Lima Fava, Rosemar José Hall, Renato Fabiano Cintra
PDF
“É MUITO TRISTE ISSO, CARA, VER UMA CRIANÇA NÃO ENTRAR POR CAUSA DE 100G!”: DECISÕES DISCRICIONÁRIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL DE COMBATE À FOME
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83554
Leane Rodrigues Martins, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
PDF
MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899
Gabriela Botelho, Luis Gustavo Alexandre Silva
PDF
VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS - RJ EM 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84193
Etiane Fatima Theodoroski
PDF
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265
Josie Amaral Bastos, Juliana Campos Lobo
PDF
REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS ESTUDOS DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84282
Eric Ferdinando Kanai Passone, Milena Roncoli
PDF
O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403
Givanildo da Silva, Marco Antonio de Jesus Saturnino
PDF
CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436
Fábio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes
PDF
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624
Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos
PDF
A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1999-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84647
Mark Clark Assen Carvalho, Jean Mauro Abreu Morais, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
PDF
PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852
João Batista da Silva, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Lívia Julyana Gomes Vasconcelos Lira
PDF
REFLEXÕES SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO NO ENEM: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E ESCOLAR DO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85377
Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
PDF
TRAJETÓRIAS ESCOLARES E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85393
Polyana Lunelli, Ana Lorena de Oliveira Bruel
PDF
A META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014 -2024: A QUESTÃO MUNICIPAL EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85722
Marli dos Santos de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
PDF
POLÍTICA DO IMPREVISÍVEL: A INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85511
Edson Cordeiro dos Santos, Eline Moreira Ferreira de Oliveira, Stephani Oliveira Coelho
PDF
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85778
Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Angela Maria Martins
PDF
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485
Gilvan Luiz Costa, Roni Monteiro Kampf
PDF
REMUNERAÇÃO DOS/AS GESTORES/AS ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO – AC: BREVE CARACTERIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85913
Pelegrino Santos Verçosa, Pierre André Garcia Pires
PDF
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85759
Francieli Machado de Souza, Eduardo Gabriel Sebastiany, Gustavo Roese Sanfelice
PDF
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071
Ligiani Cordeiro dos Reis, Catarina Messias Alves, Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Ana Luiza Barborsa Anversa, Evando Carlos Moreira, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
PDF
INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532
Maria Vieira Silva
PDF
AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559
Fernando Figueiredo, Luiz Manoel Moraes Camargo Almeida
PDF
A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87069
Fernando Lionel Quiroga
PDF
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079
Eliane Felisbino, Marcos Rogério dos Santos, Silvia Maria Amorim Lima
PDF
O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161
Cecilia Teresinha Miranda Tamião, Cristiane Machado
PDF
IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391
Michelle Fernandes Fernandes Lima, Caroline Biernaski
PDF
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292
Elis Regina dos Santos Viegas, Bruna Caroline Camargo
PDF
IDEB: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87314
Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Edite Maria Sudbrack
PDF
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87355
Danila Torres de Araújo Frade Nogueira
PDF
POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431
Ivanilso Santos Da Silva
PDF
EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA EM UMA COMUNIDADE DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87366
Alessandro Lubiana
PDF
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS SEUS PARTICIPANTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87523
Camila Geórgia de Moraes, Maria de Fátima Ramos Andrade, João Clemente de Souza Neto
PDF
O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560
Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Jean Mac Cole Tavares Santos, Emerson Augusto de Medeiros
PDF
POLÍTICAS EDUCATIVO-CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DO ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808
Pedro Duarte, Ana Isabel Moreira, Luís Alberto Alves
PDF
O PROCESSO DE ESCOLHA DOS DIRETORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87836
Juliana Kussem
PDF
ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87074
Caio Cesar Silva Nascimento
PDF
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87795
Bruno Galasso, Jessica Andrade
PDF
PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996
Tânia Maria Dantas Flores, Dora Ramos Fonseca
PDF
PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821
Éder da Silva Silveira, Monica Ribeiro da Silva, Adriana Martins de Oliveira
PDF
USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771
Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal
PDF
AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824
Silvana Stadniki Morato Miranda, Fernanda Natasha Bravo Cruz
PDF
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328
Jurema de Fatima Knopf
PDF
A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236
Ruth da Paz Camargo, Ione Silva Cunha Nogueira
PDF
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE AVALIAÇÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES NORTE-AMERICANAS DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89256
Lausemar Freitas Sobrinho Freire, Kellcia Rezende Souza, Jane Corrêa Alves Mendonça
PDF
Resenhas
IDEOLOGIA E CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86247
Wilian Carlos Cipriani Barom
PDF
A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: PRIORIDADES E DESAFIOS – ESTUDOS EM HOMENAGEM À PROFA. DRA. NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89062
Andrea B Gouveia
PDF
Palavras-chave
educação
administração escolar
plano de expansão
ifsp
valorização
antecipação
futuro
autonomia
são paulo
pré-escola
brasil carinhoso
imigrantes
anped
saeb
modelos de análise.
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed