v. 16 (2022)

					Visualizar v. 16 (2022)
Publicado: 2022-03-13

Artigos

  • POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE

    Ana Lucia Felix dos Santos, Alexandre Viana Araújo, Danila Vieira de Melo, Kysy Taysa Ferreira do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258
  • A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM

    Paôla Fortunato Cardoso, Lúcia de Fátima Melo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

    Bianca Gomes de Souza, Sandra Regina de Oliveira Garcia
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313
  • O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI

    Mayara Cristina da Silva Faustino, Silvina Julia Fernández
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639
  • CICLOS DE APRENDIZAGEM NO DISTRITO FEDERAL: O FLUXO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2014 A 2019

    Cristina de Jesus Teixeira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Edileuza Fernandes Silva, Geraldo Eustáquio Moreira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83723
  • GOVERNMENT ACCOUNTABILITY IN THE FINANCING OF K-12 EDUCATION IN ARGENTINA, BRAZIL, AND URUGUAY

    Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena, Rosa Maria Pinheiro Mosna
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84166
  • INDICADORES NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O QUE A LITERATURA ‘DIZ’?

    Helder de Lima Fava, Rosemar José Hall, Renato Fabiano Cintra
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83591
  • “É MUITO TRISTE ISSO, CARA, VER UMA CRIANÇA NÃO ENTRAR POR CAUSA DE 100G!”: DECISÕES DISCRICIONÁRIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL DE COMBATE À FOME

    Leane Rodrigues Martins, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83554
  • MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE

    Gabriela Botelho, Luis Gustavo Alexandre Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899
  • VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS - RJ EM 2019

    Etiane Fatima Theodoroski
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84193
  • A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

    Josie Amaral Bastos, Juliana Campos Lobo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265
  • REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS ESTUDOS DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

    Eric Ferdinando Kanai Passone, Milena Roncoli
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84282
  • O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

    Givanildo da Silva, Marco Antonio de Jesus Saturnino
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403
  • CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB

    Fábio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436
  • A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES

    Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624
  • A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1999-2018)

    Mark Clark Assen Carvalho, Jean Mauro Abreu Morais, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84647
  • PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

    João Batista da Silva, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Lívia Julyana Gomes Vasconcelos Lira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852
  • REFLEXÕES SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO NO ENEM: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E ESCOLAR DO SUDESTE DO BRASIL

    Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85377
  • TRAJETÓRIAS ESCOLARES E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

    Polyana Lunelli, Ana Lorena de Oliveira Bruel
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85393
  • A META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014 -2024: A QUESTÃO MUNICIPAL EM FOCO

    Marli dos Santos de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85722
  • POLÍTICA DO IMPREVISÍVEL: A INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA

    Edson Cordeiro dos Santos, Eline Moreira Ferreira de Oliveira, Stephani Oliveira Coelho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85511
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

    Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Angela Maria Martins
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85778
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE

    Gilvan Luiz Costa, Roni Monteiro Kampf
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485
  • REMUNERAÇÃO DOS/AS GESTORES/AS ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO – AC: BREVE CARACTERIZAÇÃO

    Pelegrino Santos Verçosa, Pierre André Garcia Pires
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85913
  • A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

    Francieli Machado de Souza, Eduardo Gabriel Sebastiany, Gustavo Roese Sanfelice
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85759
  • CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Ligiani Cordeiro dos Reis, Catarina Messias Alves, Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Ana Luiza Barborsa Anversa, Evando Carlos Moreira, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071
  • INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Maria Vieira Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532
  • AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS

    Fernando Figueiredo, Luiz Manoel Moraes Camargo Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559
  • A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES

    Fernando Lionel Quiroga
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87069
  • PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO

    Eliane Felisbino, Marcos Rogério dos Santos, Silvia Maria Amorim Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079
  • O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?

    Cecilia Teresinha Miranda Tamião, Cristiane Machado
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161
  • IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ

    Michelle Fernandes Fernandes Lima, Caroline Biernaski
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS

    Elis Regina dos Santos Viegas, Bruna Caroline Camargo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292
  • IDEB: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA

    Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Edite Maria Sudbrack
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87314
  • PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO

    Danila Torres de Araújo Frade Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87355
  • POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA

    Ivanilso Santos Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431
  • EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA EM UMA COMUNIDADE DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA

    Alessandro Lubiana
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87366
  • PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS SEUS PARTICIPANTES

    Camila Geórgia de Moraes, Maria de Fátima Ramos Andrade, João Clemente de Souza Neto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87523
  • O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA

    Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Jean Mac Cole Tavares Santos, Emerson Augusto de Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560
  • POLÍTICAS EDUCATIVO-CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DO ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL

    Pedro Duarte, Ana Isabel Moreira, Luís Alberto Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808
  • O PROCESSO DE ESCOLHA DOS DIRETORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA - PR

    Juliana Kussem
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87836
  • ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

    Caio Cesar Silva Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87074
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

    Bruno Galasso, Jessica Andrade
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87795
  • PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA

    Tânia Maria Dantas Flores, Dora Ramos Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996
  • PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES

    Éder da Silva Silveira, Monica Ribeiro da Silva, Adriana Martins de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821
  • USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019)

    Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771
  • AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

    Silvana Stadniki Morato Miranda, Fernanda Natasha Bravo Cruz
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824
  • O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO

    Jurema de Fatima Knopf
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328
  • A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011

    Ruth da Paz Camargo, Ione Silva Cunha Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236
  • POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE AVALIAÇÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES NORTE-AMERICANAS DE ENSINO SUPERIOR

    Lausemar Freitas Sobrinho Freire, Kellcia Rezende Souza, Jane Corrêa Alves Mendonça
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89256

Resenhas

  • IDEOLOGIA E CURRÍCULO

    Wilian Carlos Cipriani Barom
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86247
  • A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: PRIORIDADES E DESAFIOS – ESTUDOS EM HOMENAGEM À PROFA. DRA. NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA

    Andrea B Gouveia
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89062