v. 16 (2022)

					Visualizar v. 16 (2022)
Publicado: 2022-03-13

Artigos

  • POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258
    Ana Lucia Felix dos Santos, Alexandre Viana Araújo, Danila Vieira de Melo, Kysy Taysa Ferreira do Nascimento
  • A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559
    Paôla Fortunato Cardoso, Lúcia de Fátima Melo
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313
    Bianca Gomes de Souza, Sandra Regina de Oliveira Garcia
  • O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639
    Mayara Cristina da Silva Faustino, Silvina Julia Fernández
  • CICLOS DE APRENDIZAGEM NO DISTRITO FEDERAL: O FLUXO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2014 A 2019

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83723
    Cristina de Jesus Teixeira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Edileuza Fernandes Silva, Geraldo Eustáquio Moreira
  • GOVERNMENT ACCOUNTABILITY IN THE FINANCING OF K-12 EDUCATION IN ARGENTINA, BRAZIL, AND URUGUAY

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84166
    Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena, Rosa Maria Pinheiro Mosna
  • INDICADORES NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O QUE A LITERATURA ‘DIZ’?

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83591
    Helder de Lima Fava, Rosemar José Hall, Renato Fabiano Cintra
  • “É MUITO TRISTE ISSO, CARA, VER UMA CRIANÇA NÃO ENTRAR POR CAUSA DE 100G!”: DECISÕES DISCRICIONÁRIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL DE COMBATE À FOME

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83554
    Leane Rodrigues Martins, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
  • MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899
    Gabriela Botelho, Luis Gustavo Alexandre Silva
  • VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS - RJ EM 2019

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84193
    Etiane Fatima Theodoroski
  • A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265
    Josie Amaral Bastos, Juliana Campos Lobo
  • REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS ESTUDOS DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84282
    Eric Ferdinando Kanai Passone, Milena Roncoli
  • O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403
    Givanildo da Silva, Marco Antonio de Jesus Saturnino
  • CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436
    Fábio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes
  • A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624
    Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos
  • A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1999-2018)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84647
    Mark Clark Assen Carvalho, Jean Mauro Abreu Morais, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
  • PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852
    João Batista da Silva, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Lívia Julyana Gomes Vasconcelos Lira
  • REFLEXÕES SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO NO ENEM: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E ESCOLAR DO SUDESTE DO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85377
    Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
  • TRAJETÓRIAS ESCOLARES E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85393
    Polyana Lunelli, Ana Lorena de Oliveira Bruel
  • A META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014 -2024: A QUESTÃO MUNICIPAL EM FOCO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85722
    Marli dos Santos de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
  • POLÍTICA DO IMPREVISÍVEL: A INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85511
    Edson Cordeiro dos Santos, Eline Moreira Ferreira de Oliveira, Stephani Oliveira Coelho
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85778
    Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Angela Maria Martins
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485
    Gilvan Luiz Costa, Roni Monteiro Kampf
  • REMUNERAÇÃO DOS/AS GESTORES/AS ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO – AC: BREVE CARACTERIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85913
    Pelegrino Santos Verçosa, Pierre André Garcia Pires
  • A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85759
    Francieli Machado de Souza, Eduardo Gabriel Sebastiany, Gustavo Roese Sanfelice
  • CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071
    Ligiani Cordeiro dos Reis, Catarina Messias Alves, Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Ana Luiza Barborsa Anversa, Evando Carlos Moreira, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
  • INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532
    Maria Vieira Silva
  • AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559
    Fernando Figueiredo, Luiz Manoel Moraes Camargo Almeida
  • A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87069
    Fernando Lionel Quiroga
  • PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079
    Eliane Felisbino, Marcos Rogério dos Santos, Silvia Maria Amorim Lima
  • O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161
    Cecilia Teresinha Miranda Tamião, Cristiane Machado
  • IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391
    Michelle Fernandes Fernandes Lima, Caroline Biernaski
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292
    Elis Regina dos Santos Viegas, Bruna Caroline Camargo
  • IDEB: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87314
    Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Edite Maria Sudbrack
  • PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87355
    Danila Torres de Araújo Frade Nogueira
  • POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431
    Ivanilso Santos Da Silva
  • EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA EM UMA COMUNIDADE DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87366
    Alessandro Lubiana
  • PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS SEUS PARTICIPANTES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87523
    Camila Geórgia de Moraes, Maria de Fátima Ramos Andrade, João Clemente de Souza Neto
  • O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560
    Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Jean Mac Cole Tavares Santos, Emerson Augusto de Medeiros
  • POLÍTICAS EDUCATIVO-CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DO ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808
    Pedro Duarte, Ana Isabel Moreira, Luís Alberto Alves
  • O PROCESSO DE ESCOLHA DOS DIRETORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA - PR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87836
    Juliana Kussem
  • ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87074
    Caio Cesar Silva Nascimento
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87795
    Bruno Galasso, Jessica Andrade
  • PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996
    Tânia Maria Dantas Flores, Dora Ramos Fonseca
  • PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821
    Éder da Silva Silveira, Monica Ribeiro da Silva, Adriana Martins de Oliveira
  • USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771
    Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal
  • AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824
    Silvana Stadniki Morato Miranda, Fernanda Natasha Bravo Cruz
  • O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328
    Jurema de Fatima Knopf
  • A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236
    Ruth da Paz Camargo, Ione Silva Cunha Nogueira
  • POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE AVALIAÇÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES NORTE-AMERICANAS DE ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89256
    Lausemar Freitas Sobrinho Freire, Kellcia Rezende Souza, Jane Corrêa Alves Mendonça

Resenhas

  • IDEOLOGIA E CURRÍCULO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86247
    Wilian Carlos Cipriani Barom
  • A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: PRIORIDADES E DESAFIOS – ESTUDOS EM HOMENAGEM À PROFA. DRA. NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89062
    Andrea B Gouveia