Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 (2022)
v. 16 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1
Publicado:
2022-03-13
Artigos
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE
Ana Lucia Felix dos Santos, Alexandre Viana Araújo, Danila Vieira de Melo, Kysy Taysa Ferreira do Nascimento
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258
A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM
Paôla Fortunato Cardoso, Lúcia de Fátima Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Bianca Gomes de Souza, Sandra Regina de Oliveira Garcia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313
O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI
Mayara Cristina da Silva Faustino, Silvina Julia Fernández
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639
CICLOS DE APRENDIZAGEM NO DISTRITO FEDERAL: O FLUXO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2014 A 2019
Cristina de Jesus Teixeira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Edileuza Fernandes Silva, Geraldo Eustáquio Moreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83723
GOVERNMENT ACCOUNTABILITY IN THE FINANCING OF K-12 EDUCATION IN ARGENTINA, BRAZIL, AND URUGUAY
Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena, Rosa Maria Pinheiro Mosna
PDF-EN (English)
PDF-PT
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84166
INDICADORES NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O QUE A LITERATURA ‘DIZ’?
Helder de Lima Fava, Rosemar José Hall, Renato Fabiano Cintra
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83591
“É MUITO TRISTE ISSO, CARA, VER UMA CRIANÇA NÃO ENTRAR POR CAUSA DE 100G!”: DECISÕES DISCRICIONÁRIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL DE COMBATE À FOME
Leane Rodrigues Martins, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83554
MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE
Gabriela Botelho, Luis Gustavo Alexandre Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899
VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS - RJ EM 2019
Etiane Fatima Theodoroski
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84193
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Josie Amaral Bastos, Juliana Campos Lobo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265
REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS ESTUDOS DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL
Eric Ferdinando Kanai Passone, Milena Roncoli
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84282
O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
Givanildo da Silva, Marco Antonio de Jesus Saturnino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403
CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB
Fábio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES
Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624
A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1999-2018)
Mark Clark Assen Carvalho, Jean Mauro Abreu Morais, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84647
PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
João Batista da Silva, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Lívia Julyana Gomes Vasconcelos Lira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852
REFLEXÕES SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO NO ENEM: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E ESCOLAR DO SUDESTE DO BRASIL
Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85377
TRAJETÓRIAS ESCOLARES E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Polyana Lunelli, Ana Lorena de Oliveira Bruel
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85393
A META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014 -2024: A QUESTÃO MUNICIPAL EM FOCO
Marli dos Santos de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85722
POLÍTICA DO IMPREVISÍVEL: A INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA
Edson Cordeiro dos Santos, Eline Moreira Ferreira de Oliveira, Stephani Oliveira Coelho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85511
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Angela Maria Martins
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85778
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE
Gilvan Luiz Costa, Roni Monteiro Kampf
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485
REMUNERAÇÃO DOS/AS GESTORES/AS ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO – AC: BREVE CARACTERIZAÇÃO
Pelegrino Santos Verçosa, Pierre André Garcia Pires
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85913
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Francieli Machado de Souza, Eduardo Gabriel Sebastiany, Gustavo Roese Sanfelice
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85759
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Ligiani Cordeiro dos Reis, Catarina Messias Alves, Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Ana Luiza Barborsa Anversa, Evando Carlos Moreira, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071
INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
Maria Vieira Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532
AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS
Fernando Figueiredo, Luiz Manoel Moraes Camargo Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559
A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES
Fernando Lionel Quiroga
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87069
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO
Eliane Felisbino, Marcos Rogério dos Santos, Silvia Maria Amorim Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079
O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?
Cecilia Teresinha Miranda Tamião, Cristiane Machado
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161
IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ
Michelle Fernandes Fernandes Lima, Caroline Biernaski
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS
Elis Regina dos Santos Viegas, Bruna Caroline Camargo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292
IDEB: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA
Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Edite Maria Sudbrack
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87314
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO
Danila Torres de Araújo Frade Nogueira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87355
POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA
Ivanilso Santos Da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431
EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA EM UMA COMUNIDADE DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA
Alessandro Lubiana
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87366
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS SEUS PARTICIPANTES
Camila Geórgia de Moraes, Maria de Fátima Ramos Andrade, João Clemente de Souza Neto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87523
O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Jean Mac Cole Tavares Santos, Emerson Augusto de Medeiros
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560
POLÍTICAS EDUCATIVO-CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DO ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL
Pedro Duarte, Ana Isabel Moreira, Luís Alberto Alves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808
O PROCESSO DE ESCOLHA DOS DIRETORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA - PR
Juliana Kussem
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87836
ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Caio Cesar Silva Nascimento
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87074
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
Bruno Galasso, Jessica Andrade
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87795
PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA
Tânia Maria Dantas Flores, Dora Ramos Fonseca
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996
PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES
Éder da Silva Silveira, Monica Ribeiro da Silva, Adriana Martins de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821
USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019)
Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771
AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
Silvana Stadniki Morato Miranda, Fernanda Natasha Bravo Cruz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO
Jurema de Fatima Knopf
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328
A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011
Ruth da Paz Camargo, Ione Silva Cunha Nogueira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE AVALIAÇÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES NORTE-AMERICANAS DE ENSINO SUPERIOR
Lausemar Freitas Sobrinho Freire, Kellcia Rezende Souza, Jane Corrêa Alves Mendonça
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89256
Resenhas
IDEOLOGIA E CURRÍCULO
Wilian Carlos Cipriani Barom
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86247
A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: PRIORIDADES E DESAFIOS – ESTUDOS EM HOMENAGEM À PROFA. DRA. NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA
Andrea B Gouveia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.89062
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Français (France)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão