IDEB: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87314Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, IDEB, Autonomia docenteResumo
O SAEB é uma das avaliações em larga escala aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Avalia os estudantes nas disciplinas de português e matemática. As notas do SAEB e os dados de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar originam o IDEB. Esse trabalho discorre sobre os limites e possibilidades de autonomia docente face ao IDEB, sobre as influências dos organismos multilaterais no IDEB e as interferências do IDEB na perspectiva dos participantes. Realizamos uma pesquisa com docentes de escolas de um município do RS que já participaram do SAEB e que lecionam no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de português e matemática. Por meio do grupo focal coletamos os dados e os analisamos sob a Análise Textual Discursiva. Os participantes compreendem que os organismos impõem políticas públicas às escolas e acabam corroborando com as desigualdades educacionais. Sobre as interferências do IDEB mencionam o estreitamento curricular que não contribui para a formação voltada à cidadania. Sobre os limites da autonomia docente, entendem que não possuem nenhuma possibilidade de autonomia na construção das políticas públicas, haja vista sua imposição. Já sobre as possibilidades de autonomia, compreendem que elas acontecem em sala de aula por meio das práticas pedagógicas.
Referências
ARROYO, Miguel. Os saberes da docência disputam o currículo. In: ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto, 1996.
BARROSO, João; VISEU, Sofia. A interdependência entre escolas: um espaço de regulação. In: BARROSO, João (org.) A regulação das Políticas Públicas de Educação: Espaços, dinâmicas e actores. Ciências da Educação, 2006, p. 129-160.
BOMBARDA, Anderson. Dilemas e contradições da autonomia docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras. São Paulo/SP, 2018. Disponível em: Repositório Institucional Unesp - 503 Servidor em manutenção Acesso em: 14 abr. 2021.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. RBPAE, 33(1):15/034, jan. /abr, 2017. Disponível em: A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ufrgs.br) Acesso em: 04 jul. 2022
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Revista Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.
DURLI, Zenilde; SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Regulação do currículo no Ensino Fundamental de 9 anos. Revista Contrapontos, Itajaí/SC, v. 11, n. 2, p. 170-178, maio/ago. 2011. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2022.
ENS, Romilda Teodora et al. Políticas educacionais, regulação educativa e trabalho docente: representações sociais de professores iniciantes. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, n. 22, 2013. Disponível em: A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A RESPEITO DE UMA CENA DE VIOLÊNCIA URBANA (estacio.br) Acesso em: 20 jun. 2022.
FONSECA, Dora; COSTA, Jorge Adelino. AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS E REGULAÇÃO POLÍTICO-NORMATIVA: uma análise de discursos. Movimento: revista de educação, Niterói, ano 5, n.8, p.210-243, jan./jun. 2018. Disponível em: AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS E REGULAÇÃO POLÍTICO-NORMATIVA: uma análise de discursos | Movimento-revista de educação (uff.br). Acesso em: 10 dez. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo/SP: Editora Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
KANT, Imannuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. In: Os Pensadores. São Paulo/SP: Editora Abril Cultural, 1974.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: < CP159_Miolo.indb (scielo.br)>. Acesso em: 17 jul. 2022.
MARTINS, Angela Maria. A Autonomia Outorgada: Uma Avaliação da Política Educacional do Estado de São Paulo (1995/1999). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 9, n. 33, p. 415-442, out./dez. 2001. Disponível em: Scielo - Brasil - A política educacional paulista: controvérsias em torno dos conceitos de descentralização e autonomia 1983 a 1999 A política educacional paulista: controvérsias em torno dos conceitos de descentralização e autonomia 1983 a 1999 Acesso em: 05 jun. 2022
MENDONÇA, Déborah Cristina Costa. O professor no sistema capitalista: precarização do trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
TEODORO, António. Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 41-52, maio/ago. 2016. Disponível em: Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação | Em Aberto (inep.gov.br). Acesso em: 10 jan. 2022.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 5. Ed. São Paulo/SP: Editora Autores Associados, 2019.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual; SARTOREL, Aline. Prova Brasil e os mecanismos de controle simbólico na organização da escola e no trabalho docente. EccoS Revista Científica, São Paulo/SP, n. 40, p. 17-31, maio/ago. 2016.
SILVA, Maria Abádia da. Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.
SOUZA, Angelo Ricardo de. A teoria da agenda globalmente estruturada para a educação e sua apropriação pela pesquisa em políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 2, p. 463-485, maio/ago. 2016.
VALE, Silvia Fernandes do. Autonomia: reflexos da contemporaneidade na atividade docente. 2013, 111f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE, 2013.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Revista Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: SciELO - Brasil - Para que servem as escolas? Para que servem as escolas? Acesso em: 20 jul 2022
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Revista Ensaio: avaliação e política pública Educacional, Rio de Janeiro/RJ, v. 19, n. 73, p. 769-792, out./dez. 2011. Disponível em: untitled (scielo.br). Acesso em: 12 jun. 2022.
ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre/RS: Editora EDIPUCRS, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.