O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório, Ensino Remoto, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do estágio curricular supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2020, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (MS), unidade universitária de Dourados. Ponderamos sobre o cenário de calamidade pública (COVID-19) que impôs aos cursos de licenciaturas presenciais a necessidade de (re)organização de sua estrutura curricular, no que diz respeito a sua oferta e vinculação junto a Rede Municipal de Ensino com vistas a realização do estágio. Compreendemos que o estágio é um momento de aproximação do acadêmico(a) com a realidade em que atuará, portanto, um momento importante dentro do curso de formação inicial. A partir disso, o estágio curricular supervisionado, desenvolvido no ano de 2020, demandou o repensar sobre esse momento de formação dos acadêmicos de Pedagogia, em que foram desenvolvidas novas estratégias a fim de que vivenciassem esse período.

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED) MS

Doutora em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestre em Educação (2014); Especialista em Docência na Educação Infantil (2016); graduada em Pedagogia (2010), ambos pela FAED/UFGD; técnica em multimeios didáticos e, em serviços públicos; graduanda do curso de Direito da UNIGRAN. Atualmente, é Profa. Substituta na UEMS, unidade universitária de Dourados. Ainda, Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e membro (secretária executiva) da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA) do Plano Municipal de Educação (PME) de Dourados-MS . É integrante dos grupos Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE), Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN), Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF), grupos vinculados a UFGD e a UEMS. Também, membro titular do Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED). Tem interesse em pesquisas referentes as políticas educacionais, direito à educação, gestão e formação de professores.

Bruna Caroline Camargo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Física e Química. Doutora em Educação (2020) e Mestra em Educação (2015), na linha de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, entre os anos de 2015 a 2017. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). É associada à ANFOPE. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, formação de professores, gestão educacional e escolar.

Referências

ÁVILA, C. M. d. ABREU, R. M. de. A. O estágio curricular supervisionado na formação de professores e pedagogos: entre a realidade e o dever. Curitiba: Editora CRV, 2014.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/z71rf . Acesso em: dez. de 2021.

KENSKI, V. M. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, S. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

NÖRNBERG, M.; PEREIRA, I. D. M. Concepções de estágio e ação docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 109-120, jan./jun. 2013.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.

VÁZQUEZ, A. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

VIEGAS, E. R. dos S; PINHO, P. T. H. A produção da pesquisa sobre estágio curricular supervisionado: as licenciaturas em foco. In: PERBONI, F.; FIGUEIREDO, C. R. de S. (Orgs.). Lugares e não lugares do estágio supervisionado em universidades públicas de Mato Grosso do Sul: UEMS e UFGD. Curitiba: CRV, 2019.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Viegas, E. R. dos S., & Camargo, B. C. (2022). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292

Edição

Seção

Artigos