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O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS, DOURADOS-MS

Elis Regina dos Santos Viegas, Bruna Caroline Camargo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do estágio curricular supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2020, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (MS), unidade universitária de Dourados. Ponderamos sobre o cenário de calamidade pública (COVID-19) que impôs aos cursos de licenciaturas presenciais a necessidade de (re)organização de sua estrutura curricular, no que diz respeito a sua oferta e vinculação junto a Rede Municipal de Ensino com vistas a realização do estágio. Compreendemos que o estágio é um momento de aproximação do acadêmico(a) com a realidade em que atuará, portanto, um momento importante dentro do curso de formação inicial. A partir disso, o estágio curricular supervisionado, desenvolvido no ano de 2020, demandou o repensar sobre esse momento de formação dos acadêmicos de Pedagogia, em que foram desenvolvidas novas estratégias a fim de que vivenciassem esse período.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado Obrigatório; Ensino Remoto; Ensino Fundamental

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87292