CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Políticas Educacionais, Formação Inicial, Extensão Universitária.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar, por meio do método de revisão integrativa da literatura, como tem se dado o processo de curricularização da extensão nos cursos da área da saúde de acordo com a produção teórica da área. Constatou-se que no ano de 2019 houve um maior número de publicações (f 2); as análises qualitativas são mais utilizadas (f 4) e os relatos de experiência são predominantes (f 2).  Os estudos selecionados indicam que a curricularização da extensão nos cursos da área da saúde apresenta viabilidade na efetividade de uma formação mais humana, articulando os conhecimentos teóricos e práticos vistos ao longo da formação, assim como atendem às demandas reais da sociedade.

Biografia do Autor

Ligiani Cordeiro dos Reis, Universidade Estadual de Maringá.

Graduanda em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR,Brasil.

Catarina Messias Alves, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Licenciada em Educação Física Pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil

Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação Física (PEF/UEM/UEL), Professora do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho-PR, Brasil.

Ana Luiza Barborsa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física  (PEF/UEM/UEL), Professora do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Maringá -PR, Brasil.

Evando Carlos Moreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Física (FEF/UNICAMP). Professor de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. 

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá. Universidad Católica de Maule - Chile

Doutor em Educação Física (UNICAMP). Pós-Doutor em Educação Física (UFRGS). Professor da Pós Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Católica de Maule - UCM (Chile). Maringá-PR, Brasil.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (PPE/UEM). Professora do curso de Educação Física e do Programa de Pós Graduação Em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais. Maringá-PR, Brasil

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

dos Reis, L. C., Alves, C. M., Paiva, H. F. F. B., Anversa, A. L. B., Moreira, E. C., Oliveira, A. A. B. de, & Souza, V. de F. M. de. (2022). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86071

Edição

Seção

Artigos