Open Journal Systems

TRAJETÓRIAS ESCOLARES E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Polyana Lunelli, Ana Lorena de Oliveira Bruel

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca das trajetórias escolares de estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família (PBF), relacionando as diferentes tipologias de trajetórias à segregação socioespacial presente no município de Curitiba, verificando os efeitos das desigualdades socioespaciais sobre as desigualdades escolares. Alguns indicadores sociais foram utilizados para subsidiar a produção de mapas do município, que apontam a localização das escolas, relacionando-as com dados georreferenciados como renda per capita, população não branca e áreas de intervenção da política de habitação, cotejando a localização das escolas com as desigualdades territoriais. Este estudo, com caráter quantitativo e longitudinal, definiu como coorte inicial os alunos vinculados ao PBF e matriculados no 6º ano do ensino fundamental em escolas situadas no município em 2013, a fim de acompanhar seus percursos entre os anos de 2013 e 2017. Resultados preliminares sugerem que a segregação territorial e a segmentação do sistema de ensino são características presentes em Curitiba, ressaltando a profunda desigualdade na distribuição percentual de estudantes vinculados ao PBF nas instituições de ensino, que está relacionada à concentração de pobreza em determinadas áreas. De maneira geral, a segregação socioespacial não impactou no processo de escolarização dos alunos e em suas oportunidades educacionais, quando confrontadas as informações referentes ao percentual de estudantes beneficiários com as diferentes categorias de trajetórias escolares construídas durante a pesquisa.


Palavras-chave


Políticas educacionais; Trajetórias escolares; Programa Bolsa Família; Segregação socioespacial.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, Mariana. Trajetórias educacionais de jovens residentes em um distrito da periferia de São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.30, n.89, outubro/2015.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Coord.). Usos e abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183 191.

BOURDIEU, Pierre [Coord.]. A Miséria do Mundo. 7 ed., Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

COSTA, Marcio da.; BARTHOLO, Tiago L. Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1183-1203, out./dez. 2014.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, Fernanda Ester Sanchez. Cidade Espetáculo - política, planejamento, city marketing. Curitiba: Editora Palavra, 1997.

GAYA, Tatiana F. Martin. As trajetórias escolares do ensino fundamental sob o olhar das Políticas Educacionais: um estudo longitudinal no município de Pinhais de 2009 a 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico - Dados da Sinopse, 2010.

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA (IPPUC). Dados geográficos. 2019. Disponível em: http://ippuc.org.br/geodownloads/geo.htm. Acesso em: 20 jan. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar. Brasília: MEC, 2013 a 2017. Disponível em: portal.inep.gov.br / censo-escolar. Acesso em: 1 ago. 2020.

KOSLINSKI, Mariane C.; ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram J. Desigualdades Educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 125, p. 1175-1202, out. / dez. 2013.

LIMA, Márcia. “Raça” e pobreza em contextos urbanos. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 24, n. 2, p. 233-254, 2011.

OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora UFPR, 2000.

SOARES, J. F; ALVES, M.T.G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista brasileira de estudos da população, n.38, 2021.

SOUZA, Tirzá Ben-Hur de A. Educação Prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba: Problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

VAN ZANTEN, Agnès. A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n.3, p. 409-434, dez. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85393