GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Escola Pública, Educação Básica, Conselhos Escolares, Participação Social.

Resumo

O presente artigo buscou apontar desafios que emergem da gestão democrática da educação pública no Brasil. Para entendê-lo, percorreu os marcos legais vigentes, aspectos históricos, políticos e sociais e indicadores educacionais. O Plano Nacional de Educação em vigor e o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação do ano de 2020 foram utilizados como material de investigação. Outras fontes de estudo complementaram a pesquisa, cuja natureza é teórica. O estudo procurou compreender o assunto a partir de uma perspectiva dialética, sem perder de vista possíveis soluções para os desafios encontrados. Algumas soluções são apontadas, apesar da consciência de que elas devem ser construídas, sempre que possível, coletivamente. A gestão democrática da educação pública é, assim, um grande desafio a ser superado através do envolvimento e da participação da sociedade e da organização de todo o Estado brasileiro.

Biografia do Autor

Gilvan Luiz Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-Unisul

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Costa, G. L., & Kampf, R. M. (2022). GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85485

Edição

Seção

Artigos