AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559

Palavras-chave:

Ensino superior, Avaliação de políticas públicas, Financiamento estudantil, Desigualdades sociais

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto do Financiamento Estudantil-FIES (2010 a 2018) nas Instituições de Ensino Superior - IES do Centro Nordeste Paulista-CNP, a partir das relações contratuais, variáveis de raça e cor e características institucionais, devido à grande expansão deste grau de ensino gerado pelo impacto de políticas públicas de financiamento federal. Como proposta metodológica foram construídos indicadores para avaliar a efetividade do FIES, segundo beneficiários por IES, cor e curso – Medicina, licenciaturas e Direito, matriculados com e sem FIES; analisar a relação contratual do financiamento estudantil; e verificar se o FIES é uma política de inclusão racial. Contatou-se que o FIES não é uma política de inclusão racial, deixando para o mercado a seleção dos alunos segundo raça e cor, agravando mais as questões históricas de desigualdade social.

Biografia do Autor

Fernando Figueiredo

Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Universidade de Araraquara - UNIARA.

Luiz Manoel Moraes Camargo Almeida

Engenheiro de Produção Agroindustrial. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.
Professor Associado 3 do Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de
São Carlos - UFSCar. Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas
Públicos da UFSCar e de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da UNIARA. Pró Reitor de
Administração da UFSCar

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Figueiredo, F., & Almeida, L. M. M. C. (2022). AVALIAÇÃO DO FIES NO CENTRO NORDESTE PAULISTA: CONCENTRAÇÃO INSTITUCIONAL E DESIGUALDADES RACIAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86559

Edição

Seção

Artigos