AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824

Palavras-chave:

Gestão Democrática na Escola, Ouvidorias Estudantis, Teoria Democrática, Democracia Representativa e Participativa.

Resumo

A gestão democrática na escola é princípio estabelecido pela Constituição Federal e reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 1996). A viabilização da participação da comunidade escolar é facilitada por meio do estabelecimento de instrumentos de ação pública, cujos mais conhecidos são: o projeto político-pedagógico, do qual a comunidade escolar participa de sua elaboração e avaliação; e os conselhos escolares, as associações de pais e mestres e os grêmios estudantis, instituições participativas em que seus membros participam e deliberam em seu âmbito de atuação. Contudo, as denominadas ouvidorias estudantis, em processos de instituição em alguns estados e municípios brasileiros, podem servir como instrumento fortalecedor da gestão democrática na escola. Este artigo reflete sobre aspectos atuais da gestão democrática escolar e demonstra a experiência de implementação do programa de uma ouvidoria estudantil no município de Santos/SP, apontando novas possibilidades práticas que podem ser desenvolvidas por gestores e professores, com vistas ao fomento à gestão participativa, à luz da teoria democrática contemporânea.

Biografia do Autor

Silvana Stadniki Morato Miranda, Universiadde de Brasília

Servidora pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - desde 2008 - Brasília/DF

Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - 2004 - Universidade de Brasília

Mestranda do PPGE - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - Previsão de conclusão: 1/2023

Área: Políticas Públicas e Gestão Educacional

 

Fernanda Natasha Bravo Cruz, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal

Professora Adjunta da Universidade de Brasília, no Departamento de Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. É doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB e mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Morato Miranda, S. S., & Cruz, F. N. B. (2022). AS OUVIDORIAS ESTUDANTIS COMO NOVO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87824

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Artigos