PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87355Palavras-chave:
Educação, Políticas Públicas, Financiamento da educação.Resumo
Neste texto tecemos reflexões acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar, relevante objeto de estudo se considerarmos seu tempo de execução e espectro de cobertura, pois envolve além da educação, setores da saúde e interesses sociais. Trata-se de um escrito teórico, delineado por meio de uma pesquisa documental. Primeiramente, apresentamos um panorama mundial de programas de alimentação escolar. Depois, fazemos a apresentação do programa nacional com seus objetivos, diretrizes, normativas e operacionalização. Por fim, destinamos espaço à apresentação de aspectos do financiamento, partindo da evolução histórica do financiamento da Educação no Brasil e das contradições que essa relação apresenta.
Referências
ARRETCHE, M. Estado federativo e políticas sociais: determinantes da descentralização. 1. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2000.
BITTENCOURT, J.M.V. Uma avaliação da efetividade do Programa de Alimentação Escolar no Município de Guaíba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.
BOBBIO, N. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
CARNEIRO, A.F. Programa municipal de alimentação escolar: análise do processo de gestão e implementação em São Luís – MA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2017.
CARVALHO, D.G. CASTRO, V.M. O programa nacional de alimentação escolar como política pública de desenvolvimento sustentável: políticas públicas e instrumentos de gestão para o desenvolvimento sustentável. In: Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Cuiabá, 2009.
CASTRO, J.A. Financiamento da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, n. 74, 2001, p. 11-32.
CHIZZOTTI, A. A constituinte de 1823 e a educação. In: FÁVARO, Osmar (org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988: rev. ampl. Campinas: Autores Associados, 2001, p. 31-53.
GOUVEIA, A.B.; SOUZA, A.R. A política de fundos em perspectiva histórica: mudanças de concepção da política na transição Fundef e Fundeb. Em Aberto, Brasília, v. 28, 2015, p. 45-65.
HORTA, J.S.B. Direito à educação e obrigatoriedade escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 104, 1998.
KOPOSCH, L.M.S. Política de alimentação escolar: uma análise do financiamento e da gestão nos municípios de Araucária, Campina Grande do Sul e Curitiba. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Paraná: 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MARTINEZ, S.A, PINHO, F.N.L.G. Política de alimentação escolar brasileira: representações sociais e marcas do passado. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. nº. 66, 2016.
MASCARENHAS, C.G Direito à educação, federalismo e financiamento nas constituições brasileiras: o passado, o presente e o futuro. Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ, Rio de Janeiro, v. 4 n. 1, 2021.
OLIVEIRA, F.A.A. CARVALHO, F.A.F. O financiamento da alimentação escolar em tempo integral: o real em pratos limpos. Periódicos UFSM, 2021.
OLIVEIRA, M.V.D. A Alimentação Escolar na Manutenção e no Desenvolvimento do Ensino: Congruências e Incongruências na Legislação. 160f. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2010.
PEIXINHO, A.M.L. A trajetória do programa nacional de alimentação escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Cien Saude Colet, 2013.
PEREIRA, A.S. CAMPOS, F.M. SANTOS, C.R.B. LIMA, E.C.S. MOCELLIN, M.C. SERRA, G.M.A. FERREIRINHA, M.L.C. AZEVEDO, A.B.C. Desafios na execução do programa nacional de alimentação escolar durante a pandemia pela COVID-19, Braz. J. of Develop., n. 8, 2020. p. 63268-63282.
PINTO, J.M.R. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades. Revista Retratos da Escola, Brasília, n. 10, 2012. p. 155-172.
PINTO, J.M.R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.846-869, out.-dez., 2018
RODRIGUES, P.S. O programa nacional de alimentação escolar: história e modalidades de gestão. RBPAE - n. 1, 2013. p. 137-155.
STORLARSKI, M.C. Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico). Universidade Federal do Paraná, Paraná: 2005.
STEFANINI, M.L.R. Merenda Escolar: História, Evolução e Contribuição no Atendimento das Necessidades nutricionais da criança. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo: 1998.
WFP. Estado da alimentação escolar no mundo. Roma: Programa Mundial de Alimentos, 2020.
XIMENES, S. O. CAQ na meta 20 do Plano Nacional de Educação: um novo regime jurídico para a realização do padrão de qualidade do ensino. Jornal de Políticas Educacionais, n.17 e 18, 2015. PP. 26–37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.