IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Redes municipais de ensino, Políticas Curriculares.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo realizar um levantamento e sistematização de dados sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes públicas municipais de ensino na microrregião de Irati, formada pelos seguintes municípios: Irati, Rebouças, Mallet e Rio Azul (PR). Destaca alterações e/ou orientações curriculares para as escolas, bem como a formação dos professores para atuar nesse novo desenho curricular. Para este estudo, uma pesquisa bibliográfica foi realizada, destacando os resultados obtidos já encontrados em pesquisas anteriores sobre a BNCC. Além de pesquisa documental com levantamento de informações nas fontes públicas (documentos e sites das Secretarias Municipais e Estadual), a partir de uma perspectiva crítica, busca apontar a relação entre Estado e políticas curriculares, e a forma como a BNCC foi elaborada e está sendo implementada com o protagonismo dos agentes privados.  Isto posto, um levantamento de informações foi realizado junto as Secretarias Municipais das redes municipais contempladas na pesquisa via questionário online. Foi identificado que o processo de elaboração e a implementação são marcados pela atuação de agentes privados, e aponta-se a disparidade no processo de implementação da BNCC nos municípios pesquisados.

Biografia do Autor

Michelle Fernandes Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO). Mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), Pesquiso nas linhas: Formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais (Ed. Básica e Superior); Pesquisa em Politicas Educacionais. Diretora do Setor de Ciências, Humanas, Letras e Artes (SEHLA/I). Atualmente Vice Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE/PARANÁ). Link do grupo: https://www3.unicentro.br/gepoge/

Caroline Biernaski, Pedagoga Unicentro, membro do Grupo Estado, Politicas e Gestão da Educação PPGE/UNICENTRO

Pedagoga Unicentro, membro do Grupo Estado, Politicas e Gestão da Educação PPGE/UNICENTRO

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Fernandes Lima, M. F., & Biernaski, C. (2022). IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI/PARANÁ. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86391

Edição

Seção

Artigos