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CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB

Fábio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes

Resumo


Este estudo discute a constituição do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021. Para isso, a partir de uma pesquisa bibliográfica, serão descritas as intencionalidades das avaliações e as modificações que ocorreram nos instrumentos avaliativos de acordo com os fundamentos e com as necessidades de cada tempo histórico. Por fim, a partir de uma análise documental, serão analisadas as mudanças no Saeb apresentadas na portaria nº. 10 do MEC e seu alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Percebe-se que a nova proposta avaliativa do Governo Federal apresenta um acirramento de tendências neoliberais como controle e responsabilização das instituições de educação básica no Brasil.


Palavras-chave


Avaliação, Neoliberalismo, Novo Saeb, IDEB, Responsabilização das instituições escolares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436