CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436

Palabras clave:

Avaliação, Neoliberalismo, Novo Saeb, IDEB, Responsabilização das instituições escolares.

Resumen

Este estudo discute a constituição do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021. Para isso, a partir de uma pesquisa bibliográfica, serão descritas as intencionalidades das avaliações e as modificações que ocorreram nos instrumentos avaliativos de acordo com os fundamentos e com as necessidades de cada tempo histórico. Por fim, a partir de uma análise documental, serão analisadas as mudanças no Saeb apresentadas na portaria nº. 10 do MEC e seu alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Percebe-se que a nova proposta avaliativa do Governo Federal apresenta um acirramento de tendências neoliberais como controle e responsabilização das instituições de educação básica no Brasil.

Biografía del autor/a

Fábio Stoffels, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás-UnU Inhumas, graduado em Letras pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás-UnU Inhumas.

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Publicado

2022-04-28

Cómo citar

Stoffels, F., & Carvalhaes, W. L. (2022). CONTORNOS NEOLIBERAIS NO NOVO SAEB. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84436

Número

Sección

Artigos