A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa da dissertação de mestrado em educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC), desenvolvida de 2017 a 2019, que teve como foco a política de bonificação materializada por meio do Prêmio pela Elevação da Qualidade da Aprendizagem (PEQ) concedido aos profissionais da rede municipal de Ensino de Rio Branco/Acre. A pesquisa teve como referência estudos bibliográficos, ancorados principalmente em Ball (2010), Brooke (2006, 2008), Freitas (2012, 2013), Oliveira (2013), Jacomini e Penna (2016) e Shiroma e Evangelista (2011), análise documental e pesquisa empírica. Os resultados da pesquisa indicam que a política de bônus, efetivada mediante o PEQ, é entendida por parte dos professores como uma motivação ao seu trabalho, contudo, também é vista como algo que, além de sobrecarregar o docente com a responsabilidade de resultados quantitativos da aprendizagem, regula o exercício da profissão, retirando a sua autonomia.

Biografia do Autor

Paôla Fortunato Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco-Acre

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Professora do quadro efetivo da rede municipal de ensino de Rio Branco-Acre.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC), lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado em Educação.

Referências

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Cardoso, P. F., & Melo, L. de F. (2022). A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: PRÊMIO PELA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83559

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Artigos