POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431

Palavras-chave:

Decolonialidade, Política Educacional, Revisão Narrativa

Resumo

Neste trabalho, cuja questão norteadora procurou interrogar a articulação entre política educacional e abordagem decolonial em termos epistemológicos e metodológicos, utilizamos estratégias de revisão de literatura em duas etapas: a) bibliométrica, como guia para coleta, organização e seleção dos estudos analisados; e b) narrativa, como estratégia de construção e apresentação das análises. Tratando-se de uma primeira aproximação, alguns dos achados apontam para uma relação ainda inicial entre a abordagem e o objeto, não obstante as políticas de linguagens e currículo – em especial sobre a imposição de línguas estrangeiras, o Inglês – despontarem como objetos privilegiados das pesquisas, o que põe os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder com centrais para análise das disputas e assimetrias na arena das formulações, transferências, assimilações e resistências às políticas educacionais, cujo contexto privilegiado se dá nos processos de internacionalização e globalização, identificado nas pesquisas como marco contemporâneo da colonialidade. Em termos metodológicos, o Estudo de Caso se sobressai juntamente com a Análise do Discurso, em diferentes variações, não obstante outras abordagens metodológicas, como Etnografias Críticas e Análise Crítica de Políticas, também serem utilizadas. Tais sínteses configuram-se ainda como primeiras e provisórias respostas para as questões sobre a possibilidade de articular pesquisa em política educacional e abordagem decolonial, por um lado, e a operacionalização destas pesquisas em termos epistemológicos e metodológicos.

Biografia do Autor

Ivanilso Santos Da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco

Pedagogo (UNICAP), Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador membro do Observatório de Políticas Educacionais de Pernambuco - OBSERVA/UFPE e Bolsista do Programa de Demanada Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2022-2025)

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Da Silva, I. S. (2022). POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431

Edição

Seção

Artigos