POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258

Palavras-chave:

Política educacional. Avaliação Educacional. Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).

Resumo

Tomando a avaliação educacional e os indicadores sintéticos como foco, o presente texto é fruto de uma pesquisa realizada no estado de Pernambuco (PE) cuja política educacional articula avaliação dos estudantes, metas para as escolas, pautadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – IDEPE, e Bônus de Desenvolvimento Educacional (BDE). O estudo analisou o discurso de professores e gestores de escolas estaduais acerca das influências do IDEPE no cotidiano escolar. Os resultados revelaram que, em se tratando de uma política que envolve um indicador sintético, PE apresenta especificidades, pois os sujeitos passam a trabalhar em função dos resultados do IDEPE e do recebimento do BDE. Mais que apontar tendências, o Índice atua diretamente no cotidiano das escolas com consequências objetivas (recebimento ou não do BDE) e subjetivas (sentimentos de sucesso/fracasso pelos sujeitos; competição; meritocracia).

Biografia do Autor

Ana Lucia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação-UFPE. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Alexandre Viana Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE

Danila Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco.

Pedagoga-UFPE. Mestre em Educação-UFPE. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação - UFPE.

Kysy Taysa Ferreira do Nascimento, Secretaria de Educação do Município de Recife.

Pedagoga-UFPE. Mestre em Educação - UFPE

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Santos, A. L. F. dos, Araújo, A. V., Melo, D. V. de, & Nascimento, K. T. F. do. (2022). POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E A INFLUÊNCIA DO IDEPE. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83258

Edição

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Artigos