O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Especificidades

Resumo

O estudo apresenta apontamentos sobre o livro Didático do campo distribuído por meio do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD Campo, em específico do livro da coletânea Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo dos anos iniciais do ensino fundamental. A Educação do Campo é reconhecida como uma modalidade educacional e se articula à luta por políticas públicas na educação e no âmbito do trabalho do campo. Esta modalidade demanda material didático apropriado que dialogue com as formas de trabalho e vida no campo. Objetiva-se discutir a concepção de educação do campo e de sujeitos do campo presente no livro didático desta coletânea e a as relações entre os conteúdos e o ensino proposto no livro didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de estudo bibliográfico explorou os conceitos de educação do campo, livro didático e analisou o livro da coleção Girassol. Entende-se que o livro didático é um instrumento para a organização do ensino nas escolas do campo e que o diálogo com a concepção de educação contribui para que os estudantes compreendam o contexto de vida que fazem parte.

Palavras-chave: Educação do Campo; Políticas Públicas; Especificidades

Biografia do Autor

Jurema de Fatima Knopf, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Educação/Pedagogia, atuação em Políticas Educacionais e gestão.

 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Knopf, J. de F. (2022). O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SABERES E FAZERES DO CAMPO. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.88328

Edição

Seção

Artigos