A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FERRARO, José Luís. O currículo como exceção. Currículo sem Fronteiras, v. 22: e1787, 2022.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia. O papel da universidade no contexto da política de educação inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, 2010.
GONÇALVES, Wellington; GONÇALVES, Verana; FIRME, Lilian. Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n.93, p. 866-889, out./dez. 2016.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACENA, Janaina de Oliveira; JUSTINO, Laura Regina; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O plano nacional de educação 2014-2024 e os desafios para a educação especial na perspectiva de uma cultura inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.26, n.101, p. 1283-1302, out./nov., 2018.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, p. 7-37, 1994.
PINHEIRO, Geslani Cristina Grzyb. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. ANALECTA, Guarapuava-PR, v. 10, n. 2, p. 11-25, jul/dez, 2009.
PLETSCH, Márcia. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, n° 33, p. 143-156, 2009.
SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira; MELO, Sandra Cordeiro. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 96, p. 632-651, jul./set. 2017.
SOUZA, Flávia Faissal de; PLETSCH, Márcia. A relação entre as diretrizes do Sistema das Nações Unidas (ONU) e as políticas de Educação Inclusiva no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 831-853, out./dez. 2017.
SILVA, Tadeu Tomaz. da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. 3 ed. Editora Autêntica, 2010.
TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes.; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A Educação Inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília/SP, v. 22, n. 4, p. 527-542, out. /dez. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87795