A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Reforma educacional

Resumo

O artigo analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) buscando compreender os possíveis impactos na educação brasileira, especificamente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), apontando as divergências entre a lei 13.425/17 e os documentos em vigor que regem o Ensino Médio nessa instituição. Por meio de análise bibliográfica e pesquisa documental, buscou-se subsídio teórico em pesquisas que tratam do Ensino Médio no Brasil, em análises já realizadas da lei e em leis e documentos produzidos em nível nacional e estadual acerca do Novo Ensino Médio. Destaca-se que até o momento não houve efetivação da reforma no IFPR, mas que há movimentos de resistência sendo manifestados. Evidencia-se que a reforma fragmenta a educação e se distancia da formação contextualizada que concilia conhecimentos técnicos e científicos, contradizendo a identidade dos Institutos, cujo principal objetivo é a formação integral.

Biografia do Autor

Bianca Gomes de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Estudante de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sandra Regina de Oliveira Garcia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Souza, B. G. de, & Garcia, S. R. de O. (2022). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83313

Edição

Seção

Artigos