O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161

Palavras-chave:

Diretor escolar, Estado da questão, Gerencialismo

Resumo

Considerando as transformações sociais, políticas e econômicas e as mudanças no papel e perfil do diretor escolar, este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre formação de diretores escolares e explorar possíveis contribuições de teses de doutorado para o debate da área. O estudo se enquadra na metodologia do Estado da Questão. O levantamento, realizado entre outubro e novembro de 2020, nos repositórios da CAPES e da BDTD, localizou 333 trabalhos acadêmicos entre dissertações e teses. Excluídas as duplicidades e descartados trabalhos acadêmicos que não correspondiam diretamente a temática, com base na leitura dos títulos e resumos, chegou-se a 36 trabalhos, sendo 10 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado. Com base na leitura na íntegra de 9 teses o estudo conclui: há evidências de falta de planejamento de uma política pública para a formação continuada dos diretores escolares; nos relatos, as demandas administrativas consomem os diretores e pouco resta para o pedagógico; a gestão democrática é um difícil processo a ser construído e consolidado por todos que atuam na escola e a concepção gerencialista de gestão da educação escolar é fortemente identificada nas ações formativas investigadas nas teses.

Biografia do Autor

Cecilia Teresinha Miranda Tamião, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho - Rio Claro - SP

Pedagoga com especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Educação pela UNESP - Rio Claro - SP.

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Doutora da Faculdade de Educação - FE - UNICAMP

Referências

BARBOSA, José Márcio Silva. Percepções dos egressos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica sobre formação acadêmica e suas práticas. 2019. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Formação em serviço sobre gestão de escolas inclusivas para diretores de escolas de educação infantil. 2006. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. O declínio do sentido público da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 89, n. 233, p. 411-424, set/dez. 2008.

CERVI, Gicele Maria. Política de gestão escolar na sociedade de controle. 2010. 244 f. Tese. (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

CATTONAR, Branka. Evolução do modo de regulação escolar e reestruturação da função de diretor de escola. Educação em Revista, 44, p. 185 – 208, 2006.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLÉBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. Concepção de gestão escolar: a perspectiva dos documentos oficiais e dos programas de formação continuada de diretores de escola no estado de São Paulo – 1990/2009. 2010. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

MELLO, Márcia Maria de. Diretores de escola: o que fazem e como aprendem. 2014. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

MENDES, Vera Lucia Peixoto Santos; TEIXEIRA, Francisco Lima Cruz. O Novo Gerencialismo e os desafios para a Adminstração Pública. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação 24, 2000, Santa Catarina. Anais eletrônicos. ANPAD, 2000. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2000-adp-341.pdf>.Acesso em: 07 mar 2021.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre William Barbosa; CLEMENTINO, Ana Maria. A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 33, n. 3, p. 707 - 726, set./dez. 2017.

PEREIRA, Maria Alice Carraturi. RedeFor e a formação de gestores: novas subjetividades na educação a distância. 2015. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SANDER, Benno. Consenso e conflito: perspectivas analíticas na pedagogia e na administração da educação. São Paulo: Pioneira. 1984.

SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros. As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2010.

SANTOS, Isabel Santana. Progestão: a experiência dos gestores de escola pública estadual de Sergipe (2004-2005). 2019. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tiradentes, Aracaju, 2019.

SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em Educação e a especificidade da pesquisa educacional. Argumentos Pró-Educação, 2(4), 2017.

SILVA, Maria Aldeiza da. Formação lato sensu a distância em gestão escolar: a experiência dos gestores de escolas públicas do RN (2010-2012) / 2015. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

THERRIEN, Silvia Nobrega; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez./2004.

WERLE, Flávia Obina Correa. Novos tempos, novas designações e demandas: diretor, administrador ou gestor escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 17, n. 2, jul/dez. 2001.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Tamião, C. T. M., & Machado, C. (2022). O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR?. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87161

Edição

Seção

Artigos