Open Journal Systems

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES

Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos

Resumo


O Creche Escola é um programa paulista focado na educação infantil, para financiamento de unidades para municípios parceiros. Este artigo analisa sua implantação local, a partir do caso do município de Araraquara/SP e baseado em pesquisa documental e de campo - com entrevistas semiestruturadas. Verificou que o estado de São Paulo oferece verbas e um projeto arquitetônico a ser executado (ao menor custo) pela localidade, mas este se contrasta com a concepção municipal de educação infantil. Assim, após a construção da unidade, o município precisou adaptá-lo estruturalmente para lhe integrar à sua concepção educacional.

Palavras-chave


Programa Creche Escola; Política Educacional Paulista; Educação Infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, M. S. S. de. Representações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil. 2004, 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2004.

BARBOSA, E. M. Educar para o desenvolvimento: críticas a esse modelo em consolidação na educação infantil. 2008, 199f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara-SP, 2008.

CAVICCHIA, D. de C. O cotidiano da creche: um projeto pedagógico. São Paulo: Loyola, 1993.

DIANA, F. O brincar nas Formações Continuadas em Serviço oferecidas aos professores da pré-escola. 2015, 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Centro Universitário de Araraquara UNIARA, Araraquara – SP.

DIANA, F.; REINA, F. T. O brincar nas formações continuadas em serviço oferecidas aos professores da pré-escola. In: MONTEIRO, D. C.; REINA, F. T.; PLATZER, M. B.; DRAGONE, M. L. S. (orgs.). Processos de ensino: perspectivas plurais. 2 ed. Araraquara: Junqueira e Marin, 2018.

MONTEIRO, M. I. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. EdUFSCar: São Carlos, 2010.

RAMOS, G.P. Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2008, 310f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2008.

SANTOS, P. Crianças esperam por vagas nas escolinhas. In. A CIDADE ON ARARAQUARA. Cotidiano, Araraquara, 25 set. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624