A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624

Palabras clave:

Programa Creche Escola, Política Educacional Paulista, Educação Infantil.

Resumen

O Creche Escola é um programa paulista focado na educação infantil, para financiamento de unidades para municípios parceiros. Este artigo analisa sua implantação local, a partir do caso do município de Araraquara/SP e baseado em pesquisa documental e de campo - com entrevistas semiestruturadas. Verificou que o estado de São Paulo oferece verbas e um projeto arquitetônico a ser executado (ao menor custo) pela localidade, mas este se contrasta com a concepção municipal de educação infantil. Assim, após a construção da unidade, o município precisou adaptá-lo estruturalmente para lhe integrar à sua concepção educacional.

Biografía del autor/a

Nayane Moreno Perea, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Formada em Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFSCar na linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana. Atuou como pedagoga nos anos iniciais na escola SESI na cidade de São Carlos. Formada em DIREITO pelo Centro Universitário UNICEP.

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e integrande do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instiuição.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação brasileira e paulista, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional.

Citas

ASSIS, M. S. S. de. Representações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil. 2004, 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2004.

BARBOSA, E. M. Educar para o desenvolvimento: críticas a esse modelo em consolidação na educação infantil. 2008, 199f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara-SP, 2008.

CAVICCHIA, D. de C. O cotidiano da creche: um projeto pedagógico. São Paulo: Loyola, 1993.

DIANA, F. O brincar nas Formações Continuadas em Serviço oferecidas aos professores da pré-escola. 2015, 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Centro Universitário de Araraquara UNIARA, Araraquara – SP.

DIANA, F.; REINA, F. T. O brincar nas formações continuadas em serviço oferecidas aos professores da pré-escola. In: MONTEIRO, D. C.; REINA, F. T.; PLATZER, M. B.; DRAGONE, M. L. S. (orgs.). Processos de ensino: perspectivas plurais. 2 ed. Araraquara: Junqueira e Marin, 2018.

MONTEIRO, M. I. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. EdUFSCar: São Carlos, 2010.

RAMOS, G.P. Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. 2008, 310f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2008.

SANTOS, P. Crianças esperam por vagas nas escolinhas. In. A CIDADE ON ARARAQUARA. Cotidiano, Araraquara, 25 set. 2016.

Publicado

2022-04-28

Cómo citar

Perea, N. M., & Ramos, G. P. (2022). A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRECHE ESCOLA EM ARARAQUARA/SP: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84624

Número

Sección

Artigos