O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639

Palavras-chave:

Escolas de Governo, Plano de Desenvolvimento Institucional, Formação Continuada de Servidores Públicos

Resumo

A Constituição Federal prevê que a União, os estados e o Distrito Federal devem manter Escolas de Governo (EGs), responsáveis pela capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos. Dada a natureza essencialmente pedagógica e formativa das EGs, as suas atividades devem estar implicadas no desenvolvimento pleno dos servidores. Muitas EGs são vinculadas a órgãos educacionais credenciadores, o que envolve um processo complexo com o cumprimento de exigências por parte da instituição requerente. Nesse contexto, apresentamos a EG do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). Assim, neste trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, com base no estudo de caso, observação-participante, pesquisa bibliográfica e análise documental, buscamos investigar quais foram os arranjos institucionais empreendidos pelo IERBB/MPRJ, durante o seu processo de recredenciamento, em 2019, frente ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Constatamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, dadas a carência de saberes pedagógicos, supridos através da parceria com as estagiárias de Pedagogia, e a falta de tempo para implementar um planejamento mais participativo, o IERBB/MPRJ conseguiu formular seu Plano de Desenvolvimento Institucional e agregar conhecimentos específicos durante esse processo.

Biografia do Autor

Mayara Cristina da Silva Faustino, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFRJ (2020) e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP/Esalq. Atualmente é Assessora Pedagógica, acumulando a função de Secretária Escolar da Escola de Governo do MPRJ, o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) com foco em planejamento institucional e educacional e residente no Rio de Janeiro.

Silvina Julia Fernández

Pedagoga graduada na Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER), Argentina, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada do Departamento de Administração Educaiconal - Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus trabalhos focalizam a gestão, o planejamento e a avaliação educacional em relação à democratização da educação, a cidadania, as políticas públicas e o cotidiano escolar. Atualmente desenvolve pesquisas sobre planejamento e gestão escolar no contexto das atuais políticas de planejamento e avaliação de sistemas educacionais no Brasil e na Argentina. Integra a equipe do LaPOpE - Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (UFRJ), do Observatório de Políticas Públicas (UNER) e do GESQ - Grupo de Pesquisa em Gestão e Qualidade da Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Referências

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. Capacidades Estatais e Democracia: arranjos institucionais de Políticas Públicas. Brasília, DF: IPEA, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PACHECO, Regina Silvia. Escolas de governo: tendências e desafios – ENAP-Brasil em perspectiva comparada. RSP – Revista do Serviço Público, Brasília, DF, ano 51, n. 2, abr./jun. 2000. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/324. Acesso em: 26 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

da Silva Faustino, M. C., & Fernández, S. J. (2022). O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E OS SEUS ARRANJOS INSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PDI. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83639

Edição

Seção

Artigos