PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Educação Superior, Universidade Pública, Raça/Cor

Resumo

O presente estudo está inserido na linha de trabalhos que buscam identificar preditores que impactam na evasão escolar, mais precisamente na educação superior. A evasão de estudantes é considerada um fenômeno relativamente antigo, mas ainda pouco problematizado no meio acadêmico. As teorias explicativas desse fenômeno na educação superior são diversas, algumas fundamentadas no senso comum, no ideário meritocrático(dom), e outras na interação entre estudantes com diferentes níveis de capital econômico (renda, bens, riquezas), capital cultural (conhecimentos adquiridos em seu meio), capital social (relações sociais, de conhecimento) e a universidade. Neste sentido, uma pesquisa institucional, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) buscou identificar fatores que poderiam apresentar correlação com o quadro de evasão da própria instituição. Para este fim, um grupo técnico de pesquisadores da PROGRAD, construiu um questionário que levou em consideração questões de ordem individual, sociorrelacionais, familiares, econômicas e institucionais, o qual foi enviado para os 34.184 estudantes considerados evadidos em 2019. A pesquisa institucional se concentrou no conjunto de percepções declaradas pelos 1.783 respondentes, total que perfaz 5% da amostra geral. Do ponto de vista teórico e conceitual, recorreu-se a autores que em diferentes tempos e lugares se ocuparam da temática considerada, enquanto metodologicamente, para análise dos dados secundários produzidos pela UFPR (2020), fez-se uso do método descritivo para melhor interpretar e apresentar os resultados obtidos. Por fim, apresenta-se uma discussão sobre o acesso e a permanência da população negra na educação superior.

Biografia do Autor

Eliane Felisbino, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação na linha de Pesquisa de Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Séries Iniciais .
Atualmente é pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFPR) e trabalha principalmente com temática relacionada à evasão.

Marcos Rogério dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e Cientista Social pela mesma universidade. Integra o Núcleo interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP/UFSC) e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC).

Silvia Maria Amorim Lima, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2016). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (Turma 2018). Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Tecnológica do Paraná. Trabalha ainda, como assistente social da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação e Assistência Social, atuando principalmente na temática das relações étnico-raciais.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Felisbino, E., Santos, M. R. dos, & Lima, S. M. A. (2022). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ABANDONARAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR: OLHARES DIVERSOS PARA O IMPACTO DOS FATORES DA EVASÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87079

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Artigos