REFLEXÕES SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO NO ENEM: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E ESCOLAR DO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.85377Palavras-chave:
Desigualdade, ENEM, Políticas públicas, Regressão quantílicaResumo
Este artigo propõe um estudo sobre o desempenho de alunos de escolas públicas e privadas da região Sudeste do Brasil, que se candidataram ao ENEM 2017. A ideia central é comparar a importância de variáveis individuais, de infraestrutura escolar e indicadores educacionais para alunos de desempenho alto, médio e baixo de escolas públicas e privadas da Região Sudeste do Brasil. Modelos de regressão quantílica são apropriados para este propósito. Os resultados mostram que as diferenças já conhecidas para o ensino fundamental são potencializadas ao final do ensino médio, com grande impacto socioeconômico, especialmente para alunos de escolas públicas com baixo desempenho. Políticas públicas deveriam ser elaboradas com foco em um sistema educacional que promova equidade, infraestrutura e professores qualificados.
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